Início | História | Onde Estamos | Curiosidades | Projetos | Calendário | Contato | Links

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetos

 

          Projetos Maçônicos         

É estritamente discreta. Ela é perpetrada por seus membros que atuam de acordo com princípios e normas de conduta que lhes são exigidos pela Maçonaria. Além de Maçonaria contra as Drogas (causa nacional hasteada pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil), o GOSP trabalha em prol de várias causas maçônicas.

 

Maçonaria a Favor da Vida

Lançada em 1998, pelo Soberano Grão Mestre Francisco Murillo Pinto do Grande Oriente do Brasil, esta ação visa à prevenção do consumo pelos jovens, através de palestras e seminários que apontem os malefícios da droga para o indivíduo e a sociedade.

 

O programa MAÇONARIA CONTRA AS DROGAS, é proposta de reflexão que desmistifica a questão das drogas e inicia a discussão abordando a mais perigosa das drogas, muito presente na família, que é o álcool.

 

É opinião unânime entre especialistas e estudiosos dos problemas de drogas, que o melhor combate ao seu uso é a PREVENÇÃO, o que significa impedir, dispor com antecipação. Tudo aquilo que pode ser feito ou empreendido antes que a droga chegue.Este é o compromisso do Grande Oriente do Brasil, dos Grandes Orientes Estaduais em todos os Estados Brasileiros e das Lojas Maçônicas em mais de 2 mil municípios. Uma campanha, que cada vez mais se estrutura, não centrada em histórias tristes de ruínas e na mensagem da droga em si. É compromisso em favor de uma vida saudável.

 

Assim é que o trabalho educativo, humano e pedagógico do Grande Oriente do Brasil, tem sido praticado e recebido por várias instituições públicas, federais, estaduais e municipais; particulares e científicas. Trata-se de um movimento aberto, democrático e que conclama homens e mulheres, maçons ou não, a dele participarem a se tornarem multiplicadores de uma causa em favor da FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE.

 

Estamos permanentemente construindo um instrumento de capacitação ao trabalho de prevenção ao uso de drogas. Colocamo-nos à disposição de toda a comunidade Brasileira, fazendo um chamamento para que juntos, coloquemos em prática, ações constantes e abrangentes que se apóiem em educadores naturais, que são pais, professores, líderes comunitários e outros.

 

Procuramos enfocar o assunto Droga com segurança, competência, verdade, abertura e espontaneidade, transmitindo noção clara de que o assunto deve ser abordado em casa, na escola, especialmente no diálogo entre pais e filhos, professores e alunos.

 

É muito importante chamar a família, o adulto e coloca-lo no centro da discussão, mostrando que o jovem não é causa e sim vítima de um mundo, de um meio social, de um ambiente em que o adulto cultua a droga. Se o adulto não mudar este modelo de vida que oferece, o adolescente terá dificuldades em não criar na sedução do uso. Pais e Educadores só podem desestimular o uso de drogas através do exemplo, da coerência, da alegria de viver e usufruindo as coisas boas da vida, mostrando que é possível resistir desconfortos, dores ou distúrbios emocionais sem usar drogas para fugir à realidade.

 

Assim, a nossa clientela principal é o Adulto, na figura de pais, professores e líderes comunitários, pois como pontos de referências positivas, serão recebidos como exemplos para a vida dos jovens.

 

“ Não há coisa mais perigosa, do que um bom conselho seguido de um mau exemplo”

 

Ética na Política e Combate à Corrupção          

                                                                                                                 

Lançada em São Paulo, em 1999, através de amplo e massivo debate entre as Lojas da Obediência, para combater os descalabros que os brasileiros assistimos, desde então. Esta causa visa a propagar um novo comportamento, preparando um Brasil mais digno e justo para as futuras gerações!
 

Este Caderno Social foi enviado pelo Grande Oriente de São Paulo, a todos os Maçons da Obediência e às autoridades do GOB e para todos os Maçons que exercem cargos públicos. Constitui-se em normas de conduta e rol de princípios que um Maçom deverá seguir onde quer que esteja ou atue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Início | História | Onde Estamos | Curiosidades | Projetos | Calendário | Contato | Links

 Copyright ©  2015 - GFA Luzes do Universo